quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Diferenças entre a língua falada e a língua escrita

Língua Falada x Língua Escrita:

Palavra sonora x Palavra gráfica

Recursos: signos acústicos e extralingüísticos, gestos, entorno físico e psíquico x Pobreza de recursos não-lingüísticos; uso de letras, sinais de pontuação.

Requer a presença dos interlocutores. Ganha em vivacidade x Comunicação unilateral. Ganha em permanência.

É espontânea e imediata. Uso de palavras-curinga, de frases feitas x É mais precisa e elaborada. Ausência de cacoetes lingüísticos e vulgarismos.

A expressividade permite prescindir de certas regras x Mais correção na elaboração das frases. Evita a improvisação.

É repetitiva e redundante x É mais sintética. A redundância é um recurso estilístico.

A informação é permeada de subjetividade e influenciada pela presença do interlocutor x É mais objetiva. É possível esquecer o interlocutor.

O contexto extralingüístico é importante x O contexto extralingüístico tem menos influência.

4 comentários:

  1. Olá meninas, gostei muito do seu blog pois é muito informativo e criativo e isso é importante para nós do curso.bjsss

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, todos falam a língua portuguesa, mas existem usos diferentes da língua devido a diversos fatores, como: Fatores regionais,fatores culturais, fatores contextuais, fatores profissionais, fatores naturais.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo sabe que falamos o português, mas existem usos diferentes da língua devido a diversos fatores contextuais, regionais, culturais, naturais como idade e sexo, por exemplo. Assim, percebemos que a língua falada é dinâmica, criativa, enquanto a língua escrita permanece estática, porem, ambas deve se conciliar, serem trabalhadas juntas, pois não há como negar a existência de uma, sem a outra. MILCA SODRÉ

    ResponderExcluir